5 dicas para escolher cadeira de escritório ergonômica

imagem para blog 5 dicas para escolha de cadeira de escritório

você está trabalhando por longos períodos em seu home office? Então listamos 5 dicas para escolher cadeira de escritório ergonômica levando em conta o conforto e não somente o design.

O primeiro passo é buscar um modelo de qualidade comprovada e que atenda aos requisitos da NR17. Isso é importante porque você vai evitar opções de qualidade duvidosa e que não são realmente ergonômicas.

Após a triagem inicial, o segundo passo é avaliar seu espaço de trabalho. Então verifique a altura do tampo de sua mesa ao chão e também a altura livre do chão até a parte de baixo da mesa.

É necessário fazer esta verificação por conta da altura dos braços da cadeira e também para comparar com a altura máxima e mínima que a cadeira pode ter. Assim evitamos que as pernas fiquem batendo na parte de baixo da mesa. As melhores cadeiras possuem braços 3D ou ainda 4D, como a cadeira Zody, o que significa que podem regular em altura, profundidade, giro e também afastamento lateral (4D)

Postura correta de sentar

Para trabalhamos confortavelmente o ideal é nos sentarmos como na imagem abaixo. Essa é uma das dicas para escolher corretamente a cadeira de escritório

postura correta de sentar
fonte: http://grupoproseg.com.br/
  • pés bem apoiados no chão ou num suporte
  • Pernas em ângulo de aproximadamente 90 graus
  • Braços também em 90 graus e cotovelos apoiados
  • Tela do computador ou notebook numa altura que te permita ficar com postura ereta

Como podemos perceber o conforto ideal para evitar dores de coluna é conseguido não só com uma boa cadeira, mas também com a observância das condições acima.

O terceiro passo é escolher o tipo de encosto e a altura do espaldar. Para pessoas mais altas o indicado são cadeiras de encosto alto. Falando de forma mais abrangente o ideal é que nossas costas fiquem totalmente apoiadas. Sendo assim o encosto deve ter altura suficiente para alcançar os ombros. Com a altura definida temos as opções de escolher se o encosto será estofado ou em tela.

Além de ser uma questão de estilo é também importante para o conforto. As cadeiras com encosto em tela permitem a troca térmica do nosso corpo com o ambiente, sendo assim diminuem a sensação de calor. Outra vantagem do encosto em tela é que em alguns modelos de cadeira eles possuem ajuste lombar independente.

Isto não significa que o encosto estofado é desconfortável, muitas pessoas ainda preferem este modelo.

Dicas de mecanismos para escolher na cadeira de escritório

O quarto ponto é muito importante por sinal, é o tipo de mecanismo que vai se adaptar melhor a você. Por isso temos várias opções sendo que as mais recomendadas são: Back System e Sincronizado

O Backsystem permite a regulagem independente da altura e inclinação do encosto, enquanto que o Sincronizado possibilita que você recline a cadeira pra trás para relaxar um pouco e depois retomar o trabalho, além de acompanhar seus movimentos.
As melhores cadeiras com mecanismo sincronizado oferecem a possibilidade de regular a altura do encosto de forma independente e também a profundidade do assento. Portanto gera maior conforto tanto para pessoas mais altas como mais baixas. Enfim, são mais completas em termos de ajustes ergonômicos.

O quinto e último ponto a ser observado e que muita gente se esquece é que a cadeira pode ajudar muito a reduzir as dores da coluna, mas é fundamental movimentar o corpo. Levantando um pouco a cada duas ou três horas por exemplo. Tempo demais sentado, mesmo com todo o conforto não é bom para nossa saúde. Precisamos de movimento e se for possível incluir exercícios na rotina diária será ainda melhor.

Lembre que seu home office deve ser um local aonde você se sinta bem. Então deixe o espaço bem iluminado e arejado porque o bem estar envolve todos os nossos sentidos!

Gostou das 5 dicas para escolher cadeira de escritório ergonômica? Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores!

Talvez você goste também:

Assine nosso Blog, receba as notícias em primeira mão.