Se você curte móveis de design assinado vai adorar saber mais sobre o assunto. Por isso, vamos te contar tudo que você precisa ter em mente antes de escolher o seu.
Antes de mais nada, precisamos voltar no tempo, ao início do século 20, quando começaram a aparecer os primeiros ícones do design mundial. Nessa época, surgiram correntes artísticas que tiveram enorme relevância na Europa e que logo alcançaram o restante do mundo, como os movimentos De Stijl na Holanda, l’Esprit Nouveau na França e Bauhaus na Alemanha. Em poucos anos o mundo viu o nascimento de grandes nomes da arquitetura e do design, cujas criações são apreciadas até o presente.
As criações da época inicialmente chocaram o público, porque rompiam com os padrões estabelecidos. Nomes como Le Corbusier, Eero Saarinen, Charles e Ray Eames e Warren Platner, dentre outros, logo se tornaram famosos. Eles criaram o que chamamos hoje de “clássicos modernos”.
Com tanta novidade surgindo e grandes nomes se destacando foi natural que as pessoas começassem a valorizar os móveis de design assinado. E foi assim na Europa e nos Estados Unidos e depois no restante do mundo.
O surgimento da cultura do móvel de design assinado no Brasil
Aqui no Brasil essa cultura de valorização do móvel com design assinado surgiu nos anos 80. Por isso, em 1988, o dia 5 de novembro passou a ser comemorado como o Dia Nacional Do Design. Ao contrário do que ocorria na Europa e nos Estados Unidos, onde os materiais industrializados (tais como o aço e o plástico) eram largamente utilizados, a madeira tinha destaque no Brasil. Uma característica comum aos grandes nomes nacionais que surgiram era que quase todos usavam a madeira como principal matéria prima de suas criações. Havia exceções, é claro.
Muitos personagens marcaram época na arquitetura e design na década de 80, mas uma pesquisa do Habitus Brasil traz quatro nomes em especial: Fulvio Nanni Jr. (1952-1995), Zanine Caldas (1919-2001), Lina Bo Bardi (1914 -1992) e Carlos Motta, que até hoje faz sucesso com suas obras. A influência desses grandes nomes do design brasileiro continua a inspirar os designers brasileiros atuais.
No final dos anos 90 até 2013, o Brasil presenciou uma “invasão europeia” de móveis de design assinado. O Dólar baixo favoreceu muito as importações e passamos a conhecer grandes marcas do velho continente, principalmente as italianas. Driade, Kartel, B&B, dentre outras. Elas eram o sonho de consumo e a Feira de Móveis Milão era uma espécie de fonte de inspiração (e também de cópia) para muitas fábricas brasileiras.
Uma guinada no olhar
Com a subida do Dólar a partir de 2014 puxando para cima o valor do importados houve uma reação do mercado e da Industria Nacional e começamos a valorizar cada vez mais o móvel de design assinado por Brasileiros. Sendo assim, grandes nomes reeditaram suas criações e novos designers surgiram ao longo desse período.
A prova disso é que de uns tempos pra cá nossos criadores têm sido valorizados internacionalmente e se tornaram estrelas de grandes marcas europeias. Atualmente, não só a madeira, mas também o aço, o plástico e outros materiais estão presentes nas novas criações. Algo interessante também é que podemos perceber que cada designer tem um estilo próprio e imprime essa “assinatura” em suas criações.
O resultado dessa onda de valorização dos móveis de design criados por brasileiros é que muitas fábricas estão contratando designers para criarem linhas de mobiliário assinado e assim se destacarem no mercado. Isso é muito bom porque abre caminho para novas gerações e novas oportunidades de negócios.
Valorize seu patrimônio
Podemos dizer que hoje o móvel de design assinado é um investimento. Quem nunca se encantou ao ver uma poltrona de Sergio Rodrigues, produzida há 20, 30 anos? Jovens nomes do design certamente terão suas criações valorizadas no futuro. Aquela velha máxima de deixar os móveis para filhos e netos está se fortalecendo novamente, com os móveis adquirindo valor sentimental além do próprio valor como uma peça de design assinado.
Agora que você já sabe um pouco sobre o assunto, que tal explorar nossa coleção de móveis de design assinado? Fique por dentro das novidades e conheça os profissionais e seus trabalhos.
Gostou desse texto? Então envie para um amigo e divulgue nosso trabalho. Obrigado!